Reunião de Associados Abrapem/Sibapem

 

A Abrapem, juntamente com o Sibapem, realizou reunião bimestral no últimodia 15 de setembro tendo na pauta a prestação de contas; os novos sites da Abrapem e do Sibapem e gestão de mídias; a atuação com base na divisão por vice-presidências (IPA, Pesos Padrão etc.); assuntos gerais como Inmetro, combate à pirataria etc.

 

 

Iniciando os trabalhos, Daniela Soares, representante da Remesp, apresentou algumas informações sobre o evento Metrolegal, cursos da Remesp e oevento de metrologia denominado International Conference in Weighing, que irá ocorrer em Hamburgo em abril de 2023.

 

 

 

Dando continuidade à reunião, o presidente Carlos Amarante fez uma análise das finanças das entidades e registrou o anseio por novos associados para o fortalecimento de ambas.

 

 

Quanto ao Inmetro, Amarante apontou as análises em curso de algumas de suas portarias recentemente publicadas, bem como com relação ao Fórum de Barreiras Técnicas às exportações, objeto de preocupação por parte dos participantes sobre a falta de reciprocidade em relação às normas aceitas aqui em relação às aceitas nos países para onde queremos exportar.

 

 

Outro tema abordado foi a construção dos sites da Abrapem e do Sibapem. O presidente destacou que eles ainda estão sendo desenvolvidos, mas a gestão de mídias sociais já está em plena atividade. Também foi criado um grupo no WhatsApp exclusivo para compartilhar posts publicados no LinkedIn, Instagram e Facebook e incentivou que todos os compartilhem em suas redes. O objetivo é ter uma massa crítica favorável à metrologia e à legalidade dos instrumentos de medição.

 

 

 

Foram apresentados os números iniciais do Instagram, mostrando aos associados que, com a ajuda deles, será possível aumentar esses índices significativamente. A proposta é focar na divulgação em redes sociais, manter as denúncias em todos os canais e buscar mais apoio institucional da Fiesp junto às autoridades em defesa das empresas legalizadas.

 

 

Como ocorre tradicionalmente, o presidente fez um balanço das ações de cada vice-presidência passando por balanças de laboratório, bancada e piso, linha médico hospitalar, linha rodoferroviária, IPA, taxímetros, hidrômetros, pesos padrão, medidores de umidade, linha do agronegócio, permissionários e importadores.

 

 

 

Segundo Amarante, os ofícios emitidos em 2022 mostram que a abordagem sobre a questão de vendas de equipamentos irregulares foi priorizada. As secretarias de fazenda infelizmente não têm retornado com respostas animadoras, apesar das constantes denúncias, por isso a ideia de reforçar as denúncias nas mídias sociais.

 

 

 

Há um filme de denúncias que está disponível no site do Sibapem e está à disposição aos associados. Encerrando a reunião, o presidente ainda falou sobre as ações de denúncias contra o e-commerce junto aos IPEMs. Uma dessas denúncias foi ao de Santa Catarina e lá houve um bom resultado: foram apreendidas sete balanças sem aprovação do Inmetro.

 

Podemos ajudar?