Reunião com a Receita Federal discute subfaturamento de balanças

O diretor Tesoureiro do SIBAPEM e vice-presidente Geral da ABRAPEM, Márcio de Godoy Moreira, esteve reunido com a Receita Federal no último dia 14 de fevereiro quando conversaram sobre possíveis formas de permitir a identificação de produtos importados com subfaturamento.

Vale ressaltar que o SIBAPEM vem municiando a Receita Federal com informações sobre subfaturamento, tendo utilizado inclusive um estudo elaborado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que indicou um subfaturamento de até 60% nas importações de balanças da China.

Durante a reunião, Márcio Godoy esclareceu algumas dúvidas sobre importações irregulares de balanças com o objetivo de facilitar o trabalho da Receita Federal.

Para o diretor do SIBAPEM, a reunião foi muito produtiva, pois permitiu proporcionar à RFB um entendimento sobre o problema de forma que eles possam parametrizar seus sistemas para identificar o produto subfaturado. “Minha expectativa é que com esse trabalho eles possam reduzir a entrada de balanças irregulares.”

Ao final, o representante da RFB disse que certamente serão necessárias outras reuniões para um ajuste fino do processo. Márcio Godoy afirmou que tanto o Sindicato, quanto a Associação estão à disposição para colaborar no que for preciso em defesa das empresas do segmento de metrologia e da lealdade concorrencial com a aplicação das leis para todos.

Podemos ajudar?