Presidente do Sibapem participa da solenidade de adesão do Ipem-SP à ABNT

A cerimônia ocorrida no espaço nobre da Federação também foi palco do lançamento da revisão da NBR 6118, considerada a norma mãe para o setor da construção civil e reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes

O espaço nobre da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na Avenida Paulista, foi sede da solenidade que celebrou a associação do Ipem-SP com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O evento, ocorrido no dia 28 de agosto, contou com a presença do secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, do presidente da ABNT, Mario William Esper, e de Carlos Amarante, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Balanças, Pesos e Medidas (Sibapem), representando o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva.

A associação entre as entidades representa um avanço na busca pela excelência e pela harmonização das práticas metrológicas e normativas no país. Esse é um passo no caminho do fortalecimento da colaboração mútua para promover a qualidade, a segurança e a conformidade das normas técnicas e regulamentos relacionados a pesos, medidas e a metrologia em geral.

Para o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, a participação do Instituto no sistema paulista de Infraestrutura da Qualidade é estratégica. “Ao nos associarmos à ABNT, ampliamos nossa participação no processo de normalização e garantimos acesso às normas técnicas que são utilizadas na prestação de serviços e fiscalização de produtos”, afirma Guerson.

O presidente do Sibapem, Carlos Amarante, agradeceu o convite para participar da mesa de autoridades e afirmou que o trabalho dessas duas instituições tão importantes para a indústria brasileira trará muitos frutos. “O Sibapem, como entidade representativa da indústria de metrologia, só tem motivos para parabenizar a iniciativa. O Sindicato trabalhou no desenvolvimento do Novo Modelo Regulatório, onde foram identificadas algumas lacunas, e entendemos que elas poderão ser eliminadas com essa iniciativa.”

Lançamento da revisão da NBR 6118

Simultaneamente à união do Ipem à ABNT, ocorreu o lançamento da revisão da NBR 6118, “Projeto de Estruturas de Concreto”, que é considerada a norma mãe para o setor da construção civil. A norma é reconhecida pela ISO (International Standard Organization) como uma referência internacional.

Nas palavras de Mario William Esper, presidente da ABNT, “essa norma é mais um resultado do forte protagonismo da ABNT no cenário da Normalização com o setor da construção civil e é considerada instrumento de referência técnica para requisitos básicos exigíveis para o projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido.”

Por fim, Esper citou o Ipem e sua união à ABNT como extremamente importantes, pois o Instituto vai além de um órgão fiscalizador, sendo um dos pioneiros na verificação e validação de instrumentos no Brasil. “Estão divulgando muito bem a importância da infraestrutura de qualidade”, concluiu ele.

Podemos ajudar?