No segundo painel do evento “Desbravando Caminhos para o Comércio de Bens e Serviços Sem Fraude”, o moderador Celso Scaranello, presidente da REMESP, recebeu as representantes do Mercado Livre, Vitória Siqueira, e da Americanas, Caroline Macedo e Bianca Menegazzo, para debater sobre o comércio eletrônico, ações e dificuldades no combate ao comércio ilegal.
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A primeira a falar foi Vitória Siqueira, que fez questão de ressaltar o trabalho interno do Mercado Livre para a remoção de anúncios de produtos pirateados da plataforma. “Nós adoramos vir a fóruns como esse e conversar com associações que são autoridades no assunto e apresentar o trabalho que realizamos e também estabelecer uma relação mais próxima com todo mundo, trocar ideias e ver como podemos melhorar no combate à venda de produtos irregulares. Nossa ideia hoje é trazer um pouco das boas práticas e como atuamos na remoção de conteúdo ilícito em nossa plataforma”, explica.
Vitória também debateu a ideia de analisar os anúncios antes de serem publicados no site, explicando que, como a demanda é imensa, seria impossível realizar essa prática. “O Mercado Livre está presente em 18 países da América Latina. São 41 produtos comprados por segundo. No segundo semestre de 2023 foram 148 mil anúncios publicados ou editados por hora, sendo mais de 600 milhões no período todo. Entre eles, pouco mais de cinco milhões tiveram alguma violação aos termos e condições, significando que menos de 1% dos anúncios no segundo semestre foram realmente de produtos ilícitos ou irregulares.”
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Caroline Macedo, representante das Americanas, reforçou que a empresa possui lojas parceiras que integram o marketplace. “A Americanas continua vendendo produtos que vêm direto do nosso estoque como também temos o modelo marketplace, nos tornando uma plataforma hibrida. Estamos passando por momentos de reestruturação e dando ainda mais foco ao e-commerce, sendo um ambiente seguro para todos os consumidores”.
Bianca Menegazzo, também representante da Americanas, finalizou o painel destacando a importância de um trabalho em conjunto. “Eu acho que a gente precisa realmente somar os esforços de toda essa cadeia de etapas que foram faladas aqui, os times que falaram antes de nós, para podermos chegar em uma forma efetiva, de poder aprimorar ainda mais os nossos processos para trazer isso aos consumidores”, finaliza.