Ouvidoria do Ipem-SP divulga ranking de reclamações

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, divulga o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao período de janeiro a março deste ano.

No período, foram 808 atendimentos. Desses, 445 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 363 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 194 casos foram fiscalizados e concluídos e 169 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 26 foram reprovados. 

Balanças, peixe glaciado embalado e inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio lideraram o número de reclamações com 50% das denúncias procedentes.

Serviço de reforma de pneus e dispenser de GNV também estão nos destaques do ranking com 33% das denúncias procedentes.

Brinquedo, radar, metro e trena, óleo comestível, extintor de incêndio, equipamento para aquecimento solar de água e panelas metálicas, entre outros, foram denunciados, no entanto, não foram reprovados

O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.

“É importante que a população tenha certas informações para denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis. Nesse caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ, endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba suspeita”, explica o ouvidor, Raphael Augusto Lopes Dias.

No mesmo período em 2021, de janeiro a março, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 713 atendimentos com grau de satisfação da população de 100%. De janeiro a dezembro de 2021, foram registrados 2.748 atendimentos com grau de satisfação da população de 96,4% 

Confira o ranking de atendimentos, acesse http://www.ipem.sp.gov.br/images/00transparencia/OUV/ranking.pdf Mais informações sobre a Ouvidoria do Ipem-SP, acesse http://www.ipem.sp.gov.br/index.php/ipem-sp/ouvidoria

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br  

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br

Fonte: Ipem-SP

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