Operação Páscoa do Ipem-SP detecta produtos irregularidades

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como finalidade proteger o consumidor, realizou a Operação Páscoa em produtos embalados sem a presença do consumidor, denominados pré-medidos, em 13 de abril, nos laboratórios da capital, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos.

Foram verificados 34 produtos, entre eles, bombons de chocolate, coelho de chocolate, colomba pascal, creme de cacau, embalagens para produtos destinados à Pascoa, gotas de chocolate, ovos de chocolate e peixe congelado, entre outros, a fim de checar a fidelidade das indicações de peso/volume e quantidade, conforme descrito na embalagem.

Os fiscais detectaram erros em 2 produtos (6%) no laboratório em São Carlos. Acesse aqui a tabela com as irregularidades.

Todos os produtos embalados – itens considerados pré-medidos (ou seja, pesados ou embalados sem a presença do consumidor) devem, obrigatoriamente, informar o peso/volume do item. No caso do peso do produto, o consumidor pode utilizar as balanças disponibilizadas pelo supermercado – geralmente na área de hortifrúti – para realizar a conferência. O valor deve sempre ser maior que o conteúdo nominal descrito na embalagem, uma vez que o peso da embalagem deve ser descontado.

Fique de olho

Além de identificar se a indicação de peso e volume está descrita de forma clara nas embalagens dos ovos de Páscoa, o consumidor deve estar ciente que a numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho. Assim, oriente-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br

Fonte: Ipem-SP

Podemos ajudar?