Ipem-SP verifica vagões-tanque

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, é o órgão responsável no Estado de São Paulo pela verificação de vagões-tanque, utilizados para o transporte de combustíveis líquidos. A regional em Ribeirão Preto, realizou na sexta-feira, 20 de maio, a verificação periódica de dois vagões na Ferrovia Centro Atlântica S/A, empresa que oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, localizada em Ribeirão Preto, cidade situada a 315 km da capital. Os vagões foram aprovados.

O serviço, realizado desde a década de 70 pela autarquia, teve início em Paulínia, cidade localizada a 119 km da capital. Os especialistas verificam, no terminal de carregamento, a autenticidade do certificado de verificação volumétrica – com validade de quatro anos -, e o estado geral do tanque, se não apresenta vazamentos ou partes amassadas.

Os especialistas do Ipem-SP seguem as normas da portaria Inmetro 282/2021 que estabelece as condições a que devem satisfazer os tanques de carga montados sobre veículos ferroviários, utilizados na medição e transporte de líquidos.

Fonte: Ipem-SP

Podemos ajudar?