Ipem-SP recebe bomba medidora de combustível antifraudes

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), recebeu no dia 6 de julho na sede da instituição, uma bomba medidora de combustível conforme o novo regulamento técnico, que dificulta fraudes eletrônicas, para uso em treinamento das equipes de fiscalização da instituição. 

O instrumento segue o conteúdo da portaria Inmetro 227/2022. Entre as mudanças estão a assinatura digital criptografada das informações movimentadas entre o medidor e componentes eletrônicos da bomba; a exigência de um compartimento fora da área lacrada para que o sistema de automação e outros periféricos do posto sejam conectados e uma porta de comunicação bluetooth para que o consumidor verifique o abastecimento.

A bomba fará parte do Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia Antifraude do Ipem-SP, que é responsável pelo treinamento das equipes de fiscalização do Estado de São Paulo e do país.

O superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson, lembrou que o laboratório é uma referência no Brasil, destacando que nem o Inmetro possui algo semelhante. “Muito desse regulamento nasce do trabalho que foi feito no Ipem de São Paulo, pela equipe desse laboratório.”

Para Guerson a nova bomba é fruto da modernidade, da tecnologia. “Temos um regulamento novo que, falo seguramente, é o mais moderno que existe no mundo a respeito de bombas de combustível. Ele traz uma importante inovação que é a certificação digital das informações que estão constando nessa bomba para evitar fraude eletrônica ou na colocação de chip.”

“Ter essa bomba mais moderna do mundo no laboratório do Ipem-SP, que faz análise, treinamento e capacitação, para fiscais espalhados pelo Brasil, os habilita para que no Brasil inteiro se faça a fiscalização adequada que essa nova tecnologia permite”, ressalta o superintendente.

Além do treinamento dos fiscais, o laboratório também executará um trabalho específico de ataque ao sistema. Guerson ressalta que isso é fundamental para que a fiscalização se antecipe ao fraudador.

A doação da bomba foi feita pela fabricante Dover Fueling. O equipamento, da marca Wayne, é o primeiro certificado pelo novo regulamento. O General Manager da empresa, Stelmo Carneiro, conta que desenvolver o produto exigiu um investimento alto, e que a empresa sempre acreditou no projeto, desde o início junto com o Inmetro e agora com o Ipem-SP.

“A gente entende que nesse tipo de mudança, o mercado brasileiro está sendo pioneiro em várias tecnologias, como assinatura digital, criptografia, controle de acesso, e isso coloca o nível de tecnologia do equipamento metrológico em outro patamar.”

Ele explica ainda que o objetivo da doação é poder garantir o amplo conhecimento da tecnologia, principalmente pelos órgãos fiscalizadores. “Esses treinamentos estão ocorrendo no Brasil inteiro, para que o conhecimento seja o fundamento dessa mudança e para que o cliente enxergue os benefícios do combate à fraude, e que o revendedor seja apoiado por uma melhor arrecadação de impostos e investimento nesse mercado.”

Podemos ajudar?