(11) 3287-3017
Avenida Paulista, 1313
sibapem@sibapem.com.br

Combate à Pirataria

Combate à Pirataria

O SIBAPEM (Sindicato Interestadual da Indústria de Balanças, Pesos e Medidas) desenvolve um trabalho efetivo no combate à pirataria nos segmentos em que atua: balanças, hidrômetros, medidores de umidade, pesos padrão, linha veicular (taxímetros, bafômetros, bombas de combustível etc.) e linha hospitalar (termômetros clínicos, medidores de pressão arterial etc.).

Embora nem todos os números da pirataria sejam claros, apenas no segmento de balanças, ele chega a 50% dos produtos comercializados no país. Além de produtos irregulares, o mercado também sofre com a falsificação de marcas conhecidas no mercado e do selo do Inmetro.

A venda dos produtos que entram de forma irregular no mercado tem como principal canal de distribuição os sites de e-commerce. Em função disto, o SIBAPEM aderiu recentemente ao Guia de Boas Práticas e Orientações às Plataformas de Comércio Eletrônico, elaborado pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP).

O Sindicato mantém ainda trabalho muito próximo ao INMETRO e IPEMs de forma a pleitear um aumento na fiscalização desses equipamentos ressaltando que, além do prejuízo ao consumidor, a pirataria coloca em risco a vida de milhares de pessoas quando essas balanças, termômetros e outros equipamentos são utilizados na rede pública de Saúde.

Outro aliado do Sindicato nessa luta tem sido o Departamento de Segurança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que inclusive mantém uma publicação específica na qual pontua os segmentos mais atingidos pela pirataria.

pt_BRPortuguese