(11) 3287-3017
Avenida Paulista, 1313
sibapem@sibapem.com.br

Balanças

Balança é um instrumento que mede a massa de um corpo. A unidade usual para massa é o kg, por se tratar de uma unidade do SI.

 

A balança pode ser classificada de várias maneiras. As classificações mais básicas são pelo tipo de funcionamento, pela finalidade (ou ambiente) de utilização e pelo tipo de operação.

 

Pelo tipo de funcionamento, temos: mecânica, quando o dispositivo é composto por elementos mecânicos tais como molas, cabos tensores, hastes rígidas, componentes hidráulicos, pneumáticos etc.; eletrônica, quando o dispositivo é composto por elementos eletrônicos, tais como células de carga, circuitos integrados, microprocessadores etc.; híbrida, quando o dispositivo é composto por elementos mecânicos e por elementos eletrônicos.

 

Pelo tipo de utilização, temos: analítica, quando se destina usualmente a aplicações de caráter laboratorial e sua sensibilidade (ou menor leitura) se dá em décimos de miligrama (0,1mg); de precisão, quando seu mecanismo possui elevada sensibilidade de leitura e indicação, como as analíticas, mas usualmente com incrementos de 1 ou 10 mg); comercial, no geral para transações em estabelecimentos comerciais até a carga máxima de 30 kg, com ou sem impressora acoplada, e em geral com o cálculo de total a pagar no display indicador; industrial, quando se destina a medições de cargas muito pesadas etc.

 

Pelo tipo de operação, temos: automática, quando a posição de equilíbrio é atingida sem intervenção do operador; semiautomática, quando possui uma faixa de pesagem de equilíbrio automático, no qual o operador intervém para modificar os limites desta faixa e do tipo não automático, quando a posição de equilíbrio é obtida inteiramente pelo operador. As balanças do tipo não automático estão reguladas pela portaria Inmetro nº 236/94.

pt_BRPortuguese