Diálogos com Autoridades Públicas

A Fiesp retomou neste ano o programa Diálogos com Autoridades Públicas, coordenado pelo Derex – Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior, interrompido nos últimos anos por força da pandemia, que tem como objetivo facilitar a interlocução entre o setor produtivo e o governo.

Serão diversos encontros ao longo deste ano e no próximo nos quais uma parcela dos sindicatos associados à Fiesp poderá apresentar suas demandas de maneira direta. O primeiro deles ocorrerá nos dias 23 e 24 de maio na Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos em São Paulo.

Dentre os sindicatos presentes, estará o Sibapem, que levará a nossa reclamação no tocante à pirataria. Segundo Carlos Amarante, presidente da entidade, será uma ótima oportunidade para mostrar os números disponíveis do mercado ilegal de balanças, a legislação existente, como as fraudes acontecem e como podemos agir, governo e empresas em conjunto, para diminuir esse problema e garantindo concorrência leal, recolhimento de tributos, garantia e segurança nas relações comerciais e os direitos do consumidor.

Também será uma oportunidade para uma troca de experiências com outras entidades, haja vista que o que usualmente chamamos de pirataria, mas se trata de contrabando, contrafação, descaminho etc., é um câncer que afeta toda a indústria brasileira como tem mostrado os Anuários de Mercados Ilícitos produzidos pela Fiesp.

Podemos ajudar?