Nessa terça-feira (24), a Receita Federal de Vitória foi sede do evento “Diálogo com Autoridades Públicas”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O encontro reuniu representantes de diversos órgãos e instituições do setor industrial, incluindo a presença do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (IPEM-ES). A pauta do evento girou em torno da regulamentação, fiscalização e estratégias para reconhecer e combater a falsificação de produtos.
O presidente do SIBAPEM, Carlos Amarante, esteve presente no evento, como tinha estado nos anteriores em outras regiões do país. O objetivo é o mesmo: discutir a entrada de produtos não-conformes/piratas pelos portos do país, afinal, essa prática causa enorme prejuízo não apenas aos fabricantes nacionais, mas também ao governo, que deixa de recolher impostos.
Novamente, Amarante falou sobre as dificuldades que a indústria representada pelo SIBAPEM enfrenta, principalmente diante da entrada indiscriminada de balanças que não atendem às regulamentações do Inmetro.
Para ele, estar participando desses Fóruns é fundamental para mostrar aos membros da RFB quão grande é o prejuízo que todos sofrem com a pirataria. “O SIBAPEM realiza um trabalho de formiguinha visitando autoridades e mostrando que é possível combater a pirataria e proteger a indústria e a economia nacional da ação desses aventureiros”, pontuou.
Durante as discussões, a colaboração entre o setor público e privado foi enfatizada como um motor essencial para o desenvolvimento econômico e a proteção da indústria nacional. Os participantes destacaram a troca de experiências e a busca por soluções conjuntas como ferramentas cruciais para fortalecer a luta contra a concorrência desleal e garantir a integridade dos produtos no mercado.
O trabalho do IPEM-ES se mostrou fundamental nesse contexto, visto que o instituto atua na verificação da conformidade de produtos e serviços, assegurando que atendam às normas de segurança e qualidade. Essa função não apenas protege os consumidores, mas também fortalece a confiança do mercado, contribuindo para um ambiente econômico mais saudável e competitivo.
A próxima edição do “Diálogo com Autoridades Públicas” acontecerá em Salvador. Informações como data e local do encontro serão confirmadas em breve.
Fonte: Ipem