CNI assume presidência do Comitê que vai liderar a transição regulatória do Inmetro

No dia 18 de outubro de 2022 foi dado um passo importante na transição regulatória do Inmetro. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da gerente de Estratégia e Competitividade, Maria Carolina Correia Marques, foi eleita presidente do Comitê de Governança de Transição do Modelo Regulatório do Inmetro (CGTMRI), grupo formado por representantes dos setores públicos e privados, que irá conduzir essa mudança.

Em um trabalho de sinergia entre entidades governamentais e setor produtivo, o CGTMRI definirá os passos de implantação do modelo regulatório do Inmetro, definindo, por exemplo, as etapas de implementação e qual setor será o piloto.

A primeira reunião do grupo aconteceu na sede da CNI, em Brasília. O secretário especial de Produtividade e Competividade, Alexandre Ywata, e o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, estiveram presentes, além de representantes de diversas instituições que compõem o Comitê: Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Confederação Nacional de Serviços (CNS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), Associação Brasileira dos Fabricantes de Balanças, Pesos e Medidas (ABRAPEM), Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e Ministério da Justiça (MJ).

O modelo regulatório do Inmetro é um desdobramento dos princípios da liberdade econômica e visa a dar o suporte necessário para que o setor produtivo atue de forma exitosa na era da Indústria 4.0. O modelo foi aprovado após ampla participação das partes interessadas e tem prazo de implementação de cinco anos.

A Abrapem está participando deste importante projeto com o envio de propostas que visem à defesa das empresas que atuam conforme a legislação metrológica e no combate à pirataria.

Podemos ajudar?