ABRAPEM participa do MetroLegal 2023

Realizado pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), o MetroLegal 2023, além de ter debatido questões intrínsecas ao setor de metrologia, reuniu atores das mais diversas entidades atuantes no segmento. Nessa edição, por exemplo, o evento colocou na mesma mesa especialistas de diferentes estados do Brasil e de outro continente, sendo esse o caso do suíço Daniel Kneubühl, Presidente do Comitê de Cooperação Internacional da CECIP.

Dando início à solenidade de abertura do MetroLegal 2023, Jean Albert Bodinaud, Presidente do Conselho Deliberativo da Remesp, recebeu a palavra: “Gostaria de cumprimentar cada um dos que estão compondo a mesa e dizer que a metrologia é uma área praticada em todas as atividades da sociedade, mas que tem pouca visibilidade. No entanto, se você pensar que as compras feitas no mercado serão pesadas em balanças, você verá que nosso setor é muito importante tanto no âmbito nacional como internacional”, disse ele brevemente.

Seguidamente foi a vez de Celso Scaranello, Presidente Executivo da Remesp, assumir o microfone. Scaranello começou dizendo que com a graça de Deus, mais um capítulo na história do MetroLegal estava sendo escrita. “Estamos muito felizes em poder mais uma vez participar neste evento, principalmente por estarmos no ano de nosso 25º aniversário.” Ele também fez menção de cada um dos participantes da mesa, ressaltando a importância deles e das entidades representadas por eles.

Carlos Amarante demonstrou apoio por parte do SIBAPEM e da ABRAPEM ao evento, porque, em suas palavras, esse é um encontro de suma importância. “Sabemos que a metrologia pode fazer muito para o bem do nosso país no desenvolvimento da nossa indústria e da nossa tecnologia”, afirmou resumidamente.

Logo após Amarante, Daniel Kneubühl, Presidente do Comitê de Cooperação Internacional da CECIP (European Weighing Industry), agradeceu ao presidente da Remesp pelo convite e afirmou que sua vinda ao MetroLegal 2023 teve como objetivo trazer conceitos do mercado europeu ao Brasil e falar sobre como os problemas do setor são enfrentados no velho continente.

Posteriormente, ao receber a palavra, o Diretor Superintendente Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da PB IMEQ/PB, Arthur Bomfim Galdino de Araújo, disse: “Sabemos da relevância de um evento como esse e a realização desse 6º MetroLegal nos enche de orgulho. Estar no estado de São Paulo, uma referência na metrologia legal, é uma oportunidade de muito aprendizado.”

Antônio Lourenço Pancieri, Diretor de Metrologia Legal no INMETRO, cumprimentou os organizadores do evento e os colegas de mesa e salientou o quão importante é a Remesp por ser insistente em falar sobre metrologia legal. “Esse assunto tem um enorme impacto no cotidiano de todos os cidadãos de todo o Brasil, especialmente nos últimos 50 anos. Esse espaço de debate é extremamente importante e facilita muito a divulgação da metrologia legal e da modernização do nosso setor”, acrescentou.

Pancieri passou a palavra a Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, superintendente do IPEM SP, que iniciou falando da relevância da Remesp, dita por ele como organização fundamental do sistema de infraestrutura da qualidade no país. “A atuação da Remesp é muito relevante e a realização desse evento é uma prova disso. Estamos muito felizes de estar aqui com os colegas discutindo os assuntos da metrologia legal”, concluiu Guerson.

Por fim, Juliana Ghizzi Pires, diretora do Departamento de Política de Propriedade Intelectual e Infraestrutura da Qualidade do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), declarou que discussões como as do MetroLegal 2023 são fundamentais para trazer insumos para os atores em seu trabalho no sistema de infraestrutura da qualidade. “Essa é mais uma oportunidade de ouvirmos as experiências de quem conhece os desafios desse segmento”, completou Juliana dando fim à solenidade de abertura.

Podemos ajudar?