A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) implantou uma Comissão de Estudo de Sistema de Pesagem de Veículos em Movimento, no último dia 18 de fevereiro, durante reunião virtual. O projeto teve a iniciativa do SIBAPEM, com o intuito de colocar em discussão “um tema tão importante para a metrologia legal brasileira como um todo em função do projeto do Ministério da Infraestrutura de implantar a pesagem de caminhões em alta velocidade no Brasil”, explica o presidente do Sindicato, Carlos Amarante.
O SIBAPEM apoia a iniciativa do projeto do governo, por acreditar que seus objetivos são de mensurar e acompanhar a evolução do transporte rodoviário de carga, permitindo saber por onde passa a carga pelo Brasil para poder projetar onde se faz necessária mais fiscalização, mais investimentos em segurança, nova pavimentação etc. Por outro lado, o SIBAPEM entende que a tecnologia de pesagem em alta velocidade ainda precisa de evolução para atuar como instrumento punitivo e por essa razão levou a questão à ABNT.
Com a Comissão, a ABNT espera discutir com inúmeros agentes o que pode ser feito de melhor para a pesagem em rodovias. Foram convidados e compareceram produtores; consumidores intermediários; consumidores finais; órgãos técnicos; fornecedores de insumos; órgãos reguladores/regulamentadores/acreditadores; organismos de avaliação da conformidade; fornecedores de serviço; empresas de capacitação; empresas onde o sistema será implantado; empresas implantadoras do sistema; pessoas objeto da qualificação; empresas fornecedoras de mão de obra e empresas que utilizam a mão de obra.
Ficou definido na reunião que a Comissão será responsável pela normalização no campo de sistema de pesagem de veículos em movimento compreendendo equipamentos e sistemas automatizados, fiscalização e segurança de vias, no que concerne à terminologia, classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades e que terão como referência a norma ISO 15638-20.
No entanto, Amarante afirma queo SIBAPEM quer mais. “Queremos discutir a Função da Fiscalização de Excesso de Peso nas Rodovias englobando o motivo de se fazer a pesagem de eixos na rodovia, como o pavimento é dimensionado, efeitos dos erros e tolerâncias permitidas na vida útil do pavimento, a evolução dos ensaios de verificação dos sistemas utilizados na fiscalização punitiva rodoviária, considerações quanto ao uso de normas internacionais em nosso país e a previsão das consequências do uso da HS-WIM”.
As reuniões serão quinzenais e começam no dia 15/03/2021.